was successfully added to your cart.

Se você não me conhece provavelmente seja uma novidade eu te contar que sou apaixonada por comida. Boa comida. Mais que isso, eu amo cozinhar.

Dentro das manualidades da vida, cozinhar é uma que descobri depois de velha, mas ganhou uma proporção tão grande nos meus dias que foi um dos fatores decisivos a me ajudar a mudar completamente minha forma de trabalho – poder cozinhar o que comemos em casa, todos os dias, me fez optar por sair da rotina de escritório e buscar trabalhar em casa (ou em lugares alternativos, como agora em que estou no pufe da sala de descanso do escritório do Carlos…).

Tudo começou com a onda “fit” da minha vida, depois a coisa tomou novas proporções quando descobrimos a intolerância à lactose do Carlos e cresceu ainda mais quando nos tornamos vegetarianos e quando eu fiquei alguns meses sem glúten por conta de um dos quinhentos supostos diagnósticos que tive antes de finalmente descobrir a E.M. … Com essa infinidade de restrições alimentares e uma mudança radical em nossa filosofia de vida alimentar, cozinhar em casa se tornou um pré requisito para a minha vida.

Eu gosto muito de fazer salgados: pães, tortas, gratinados, risotos, massas, legumes, grãos, saladas, etc, etc, etc. Mas nunca tive mão para doces, exceto 2: bolo de milho verde e torta de limão!

Eu tenho, no entanto, um problema: eu não sei seguir receitas. Eu vou lá, encontro a receita, separo todos os ingredientes e… Na hora de fazer eu enfio várias outras coisas no meio, mudo tudo e ainda por cima esqueço o que eu fiz! O Carlos gosta de falar que, quando fica gostoso, ele tem que aproveitar bastante pois nunca mais vai comer aquilo novamente hahaha

Semana passada passei um dia com minha sobrinha em casa e nós resolvemos fazer uma torta de limão. Desta vez eu anotei todas as mudanças que fiz e quero dividir com vocês a receita pois ficou uma delícia!

É uma torta gordinha, mas com ingredientes mais nutritivos já que na minha casa eu sempre tenho farinhas integrais, ghee e afins… Eu gosto também de sabores diferentes, mais ousados, então dei um toque especial com água de rosas, que fez toda a diferença nessa sobremesa. Se você nunca provou água de rosas, te conto que é um “tempero” bem forte, então usamos pouquinho, mas que tem um gosto super diferente e faz milagres em doces, tanto no aroma como no sabor.

Espero que goste!

Torta de limão

Ingredientes

Para a massa:

3 xícaras de farinha de trigo integral

1 xícara de manteiga ghee*

3 colheres de sopa de açúcar cristal

1 colher de sopa de fermento em pó

2 colheres de sopa de água

1 gema

 

Para o recheio:

1 lata de leite condensado

2 limões (suco)

1/2 colher de chá de água de rosas

Raspas da casca de 2 limões

*Ghee, manteiga clarificada ou manteiga de garrafa, é uma manteiga cuja lactose e impurezas são retiradas através de um processo de fervura. Para chegar nela basta você levar ao fogo manteiga sem sal e deixar ferver. Ela vai levantar uma espuma, depois baixar. Quando levantar espuma pela segunda vez, você desliga o fogo e deixa esfriar. O que fica de resíduos no fundo da panela são como cristais cor de caramelo, é a lactose que queima, e a espuma esbranquiçada que fica por cima, são as impurezas. Depois é só coar e guardar em um vidro, fora da geladeira.
A manteiga ghee é um elemento da cozinha ayurvédica, muito usada no nordeste também onde é conhecida como manteiga de garrafa. Ela tem um sabor bem pronunciado de manteiga (particularmente acho muito mais gostosa que manteiga normal) e pode ser mantida fora da geladeira. No calor, fica líquida e no inverno uma pastinha… Mais ou menos como o óleo de coco. 

Torta de limão

Modo de preparo

Ligue o forno a 180º e deixe pré aquecer. Em uma tigela, misture todos os ingredientes secos com uma colher (farinha, açúcar e fermento). Acrescente a gema e a manteiga e misture novamente. Acrescente a água e (agora não tem mais como escapar) misture com as mãos, fazendo gruminhos. A textura é de uma massinha de modelar bem farelenta.

Coloque a massa em uma forma de fundo removível (é o ideal) média – a minha tem 25cm de diâmetro, e modele, com os dedos, para formar um fundo e uma borda com espessura aproximada de 1/2 cm. Lembre que essa espessura vai depender do tamanho da sua forma, ok?

Coloque a massa no forno por 10 minutos.

Enquanto a massa está pré assando dá tempo de você passar uma água na tigela e na colher para usar as mesmas para o recheio que faz assim: mistura o leite condensado com o suco de limão, com a colher, até ficar bem homogêneo. Acrescente a água de rosas e mistura bem.

Despeje essa mistura sobre a massa pré assada, salpique as raspinhas de limão por cima e leve ao forno, ainda a 180º, até as bordas estarem douradas e o receio bem brilhante. (Dá aproximadamente uns 10 a 15 min).

Deixe esfriar e sirva em temperatura ambiente.

Torta de limão

Torta de limão

 

Me conte se você gosta de receitas assim para eu saber se posto mais delas, vai ser sempre alguma coisa diferente do comum e que eu mesma adaptei.

Ah, não esqueça que, se você fizer essa torta de limão, conta pra mim o que achou e posta um foto no Instagram com a hashtag #vidafeitaamao para eu ver 🙂

Com carinho e até breve.

Leave a Reply